Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/b/b1/b1/projetomultiplos1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Conectando o passado e o presente: a história da fotografia na Oficina Múltiplos Olhares | Projeto Multiplos Olhares

Oficina Múltiplos Olhares 3ª edição | IFES Campus Viana

Conectando o passado e o presente: a história da fotografia na Oficina Múltiplos Olhares

  • Conectando o passado e o presente: a história da fotografia na Oficina Múltiplos Olhares

    Noticias 6 de junho de 2023

    Quando a fotografia surgiu, há 184 anos, o intuito era registrar e preservar imagens de pessoas, paisagens e objetos de forma permanente. Naquele período, a única forma de se ter o registro de uma cena era por meio da pintura, desenhos ou gravuras feitas por artistas que dominavam essas técnicas.

    Tanto a pintura quanto a fotografia necessitavam de um tempo considerável para serem produzidas. Na pintura, eram necessárias as habilidades de um pintor e tempo para que ele pudesse criar. Já na fotografia, era preciso minutos ou até horas de exposição à luz para que uma imagem fosse fixada em um material físico para, posteriormente, passar por processos químicos e ser revelada.

    Hoje, em 2023, com um celular, levamos apenas milésimos de segundo para captar diversas imagens, que compartilhamos digitalmente.

    O tema do primeiro encontro da Oficina de Fotografia com Celular: Múltiplos Olhares foi a história da fotografia. Durante a aula, os estudantes conheceram os primeiros equipamentos e como as fotos eram produzidas no século XIX, assim como os precursores dessa arte.

    Imagem: Leandro Assis. Coletivo Formate.

    Além da história da fotografia, os estudantes também conheceram a trajetória e as realizações do Coletivo Formate, que conta com sua equipe na realização da oficina, e tiveram um momento para se apresentarem e compartilharem suas expectativas com as aulas.

    A estudante do Ifes Campus Viana, Rebeca, contou que sempre gostou de fotografar e viu a oportunidade de adquirir mais conhecimento participando da oficina. “Eu resolvi participar da oficina porque tenho interesse em fotografia e queria aprimorar minhas técnicas”, comentou.

    Ao longo de sua história, a fotografia foi se aprimorando, tornando-se uma arte e popularizando-se, sendo uma das ferramentas mais importantes para registrar momentos e memórias da vida das pessoas. O objetivo da Oficina Múltiplos Olhares é ensinar as técnicas básicas dessa arte, para que os estudantes adquiram o conhecimento necessário e se expressem visualmente.

    A Oficina de Fotografia com Celular: Múltiplos Olhares é um projeto contemplado no Edital Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais 17/2021, do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. Conta com a realização da 9DM Produções, coprodução do Coletivo Formate e apoio institucional do Ifes Campus Viana.