Exposição Fotográfica Múltiplos Olhares 2ª edição | Visitação até 22/09, 19h, Kasa Raiz, Marcílo de Noronha - Viana

Conectando o passado e o presente: a história da fotografia na Oficina Múltiplos Olhares

  • Conectando o passado e o presente: a história da fotografia na Oficina Múltiplos Olhares

    Noticias 6 de junho de 2023

    Quando a fotografia surgiu, há 184 anos, o intuito era registrar e preservar imagens de pessoas, paisagens e objetos de forma permanente. Naquele período, a única forma de se ter o registro de uma cena era por meio da pintura, desenhos ou gravuras feitas por artistas que dominavam essas técnicas.

    Tanto a pintura quanto a fotografia necessitavam de um tempo considerável para serem produzidas. Na pintura, eram necessárias as habilidades de um pintor e tempo para que ele pudesse criar. Já na fotografia, era preciso minutos ou até horas de exposição à luz para que uma imagem fosse fixada em um material físico para, posteriormente, passar por processos químicos e ser revelada.

    Hoje, em 2023, com um celular, levamos apenas milésimos de segundo para captar diversas imagens, que compartilhamos digitalmente.

    O tema do primeiro encontro da Oficina de Fotografia com Celular: Múltiplos Olhares foi a história da fotografia. Durante a aula, os estudantes conheceram os primeiros equipamentos e como as fotos eram produzidas no século XIX, assim como os precursores dessa arte.

    Imagem: Leandro Assis. Coletivo Formate.

    Além da história da fotografia, os estudantes também conheceram a trajetória e as realizações do Coletivo Formate, que conta com sua equipe na realização da oficina, e tiveram um momento para se apresentarem e compartilharem suas expectativas com as aulas.

    A estudante do Ifes Campus Viana, Rebeca, contou que sempre gostou de fotografar e viu a oportunidade de adquirir mais conhecimento participando da oficina. “Eu resolvi participar da oficina porque tenho interesse em fotografia e queria aprimorar minhas técnicas”, comentou.

    Ao longo de sua história, a fotografia foi se aprimorando, tornando-se uma arte e popularizando-se, sendo uma das ferramentas mais importantes para registrar momentos e memórias da vida das pessoas. O objetivo da Oficina Múltiplos Olhares é ensinar as técnicas básicas dessa arte, para que os estudantes adquiram o conhecimento necessário e se expressem visualmente.

    A Oficina de Fotografia com Celular: Múltiplos Olhares é um projeto contemplado no Edital Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais 17/2021, do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. Conta com a realização da 9DM Produções, coprodução do Coletivo Formate e apoio institucional do Ifes Campus Viana.