Exposição Fotográfica Múltiplos Olhares 2ª edição | Visitação até 22/09, 19h, Kasa Raiz, Marcílo de Noronha - Viana

Formação em Fotografia: Oficina ‘Múltiplos Olhares’ encerra seu primeiro ciclo

  • Formação em Fotografia: Oficina ‘Múltiplos Olhares’ encerra seu primeiro ciclo

    Noticias 17 de dezembro de 2023

    A primeira edição da Oficina de Fotografia com Celular Múltiplos Olhares teve sua conclusão no dia 9 de novembro, o encerramento foi marcado pela entrega das fotografias produzidas pelos participantes. As obras foram exibidas em duas exposições, a primeira no Espaço Cultural Kasa Raiz e a segunda no Ifes Campus Viana.

    A exposição destacou o olhar fotográfico dos estudantes, que aplicaram as técnicas aprendidas durante a oficina. Além das fotografias impressas e emolduradas, os participantes também receberam suas imagens transformadas em cartões postais.

    As fotografias produzidas pelos alunos ainda estão disponíveis para apreciação em uma exposição online no site oficial do projeto e podem ser acessadas pelo link: http://projetomultiplosolhares.com.br/galeria/

    O objetivo da oficina foi proporcionar uma formação inicial em fotografia, utilizando o telefone celular como ferramenta para a produção de imagens. As aulas teóricas orientaram os estudantes sobre os conceitos fundamentais da fotografia e as principais técnicas de captação de imagens, além de abordar a configuração adequada da câmera do celular para otimizar as cenas captadas.

    Os participantes também tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos em uma aula de campo, explorando importantes monumentos do município de Viana. A aula de campo contou com a presença da servidora da Secretaria Municipal de Cultura de Viana, Josiana Gallina, que guiou os alunos e compartilhou a história dos monumentos visitados.

    A realização da oficina “Múltiplos Olhares” foi uma iniciativa da 9DM Produções, em parceria com o Coletivo Formate, e foi viabilizada pelo edital de Artes Visuais e o Funcultura, da Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo, que financiou o projeto. A proposta também contou com o apoio de parceiros como o Espaço Cultural Kasa Raiz, o Ifes Campus Viana e a Secretaria Municipal de Cultura de Viana.