Exposição Múltiplos Olhares 3ª edição | Visitação até dia 15/08 | Espaço Cultural Kasa Raiz

Fotografando Memórias: Oficina leva estudantes do Ifes a monumentos históricos de Viana

  • Fotografando Memórias: Oficina leva estudantes do Ifes a monumentos históricos de Viana

    Noticias 9 de maio de 2025

    No último sábado, 3 de maio, o projeto Múltiplos Olhares realizou sua tão aguardada aula de campo com os alunos da oficina de fotografia com celular. O quinto encontro da formação foi um verdadeiro mergulho na história de Viana-ES, com um passeio fotográfico que passou por importantes monumentos históricos e culturais da cidade.

    Entre os locais visitados estavam a imponente Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a charmosa Praça Expedicionário Jerônimo Leite, a Casa da Cultura e a Estação Ferroviária, finalizando o trajeto nas Ruínas da Igreja Nossa Senhora de Belém. Cada parada foi uma oportunidade para exercitar o olhar fotográfico e, ao mesmo tempo, conhecer mais sobre a identidade e o patrimônio do município.

    A mediação da atividade foi feita pela subsecretária de Cultura de Viana, Josiana Gallina, que compartilhou com os participantes histórias e curiosidades sobre os espaços visitados. Ela também destacou como a fotografia pode ser uma poderosa ferramenta de preservação da memória coletiva e valorização do patrimônio cultural.

    Teoria e caminhos para a fotografia

    Essa experiência prática veio na sequência de um encontro teórico realizado anteriormente, onde os alunos aprenderam sobre como armazenar corretamente suas fotografias sem comprometer a memória do celular e discutiram os caminhos que essas imagens podem seguir após serem produzidas.

    A utilização de ferramentas de arquivamento em nuvem, como o Google Drive, foi apresentada durante a aula.

    Além disso, concursos fotográficos, foram tema de uma análise detalhada, incluindo a leitura de editais e regulamentos. “O objetivo da oficina não é somente disponibilizar teorias e técnicas sobre como produzir uma fotografia de qualidade, mas também ensinar como armazená-las e o que fazer com elas depois”, afirmou o coordenador do projeto, Wagner Santana.

    A realização de oficinas como o Múltiplos Olhares mostra a importância de oferecer espaços de formação cultural e técnica para os jovens. Ao unir prática fotográfica e conhecimento histórico, o projeto contribui para o fortalecimento da identidade local e estimula o olhar sensível e crítico sobre o território onde vivem.

    Mais do que registrar imagens, os estudantes registraram memórias. Cada clique foi um gesto de reconhecimento da riqueza cultural de Viana, uma cidade que respira história e merece ser vista, contada e preservada pelas novas gerações.

    O projeto “Múltiplos Olhares” é uma realização da 9DM produções, em parceria com o Ifes Campus Viana, Coletivo Formate e o Espaço Cultural Kasa Raiz. A proposta foi contemplada no Edital de Seleção de Projetos n°09/2023 – Artes Visuais, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo – Secult/ES. A atividade é gratuita.